quinta-feira, 20 de maio de 2010

1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia

Fotos por: Valmir Costa
Texto retirado de: Mundo Mais


 
BRASÍLIA – Duas mil pessoas, segundo a Polícia Militar, estiveram presentes na manhã de ontem, 19, naEsplanada dos Ministérios para o 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia. Este foi o último ato de três dias de debates e audiências da 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia. A concentração começou às 9h, em frente à Catedral de Brasília, e saiu às 10h.
Os balões das sete cores do arco-íris também deram lugar ao monótono preto para lembrar e reivindicar justiça aos 198 LGBT assassinados no país no ano passado, assim como o número de cruzes afixadas no gramado em frente ao Congresso Nacional.

Após os discursos, percebia-se que o brilho mesmo estava na cara e na coragem dos mais de dois mil militantes LGBT que ralaram para estar ali pedindo pelo fim da homofobia. Muitos deles dormiram no acampamento improvisado de madrugadas úmidas no Parque da Cidade. Muitos dos manifestantes com a grana curta, mas com a esperança imensa de que o seu sacrifício valia a pena. O cansaço das longas viagens dos extremos do Brasil estava estampado na cara de todos, mas a alegria também!
Ouvir tantos sotaques diferentes – sob uma mesma voz da igualdade dos direitos – mostrava como estava bonita a cara da diversidade, que pode ser mais justa. Enquanto aqueles que chegaram ali retornavam no bate-volta aos seus lugares de origem, aqueles que chegaram de mais longe, com quase 50 horas de estrada, ainda estão na viagem de volta para casa, mas com a sensação de dever cumprido, pois mostrou que o Brasil ergueu a bandeira do arco-íris da forma mais digna possível.

Nenhum comentário: