BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira, 04/06, o decreto que institui o dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia.
De acordo com o setor de Promoção de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, esta é mais uma meta do governo federal para de reconhecimentos dos direitos dos LGBT brasileiros.
Ainda no dia 17 de maio, o ministro do Planejamento Paulo Bernardo assinou o decreto que regulamenta o uso do nome social dos transexuais em todos os órgãos da administração federal.
A data – O 17 de maio é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Homofobia, pois a data é marcada pela retirada do termo “homossexualismo” – criado pelo médico húngaro Karoly Maria Benkert (1824-1882) no ano de 1869 – da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1990. Por conta disso, o termo deixou de ser “homossexualismo” – que definia o homossexual como aquele portador de “dependência sexual que o torna física e psiquicamente incapaz com claro horror ao sexo oposto” – e passa a ser considerada como “homossexualidade”. Esta é considerada "um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas principalmente entre pessoas do mesmo sexo".
Fonte: Mundo Mais
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Dia Nacional de Combate à Homofobia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário