HIV já infectou 10,5% da população masculina gay maior de idade, aponta pesquisa
BRASÍLIA - Estudo divulgado nesta quinta-feira (17/06) pelo Ministério da Saúde mostrou que em dez das maiores cidades brasileiras a presença do vírus HIV é de 10,5% entre a população masculina homossexual com mais de 18 anos. O número aponta que o risco de transmissão da Aids neste grupo é bem maior do que no restante da população - entre os homens brasileiros de todas as faixas etárias e orientações sexuais, com idade entre 15 e 49 anos, o índice de soropositivos é estimada em 0,8%.
Ainda de acordo com o levantamento, os gays fazem mais sexo casual, mas usam camisinha na mesma proporção que os heterossexuais, o que ajuda a explicar o maior risco de transmissão.
A pesquisa foi feita nas cidades de Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba(PR), Itajaí (SC), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).
Fonte: O Globo
De acordo com o estudo, que ouviu 3.610 pessoas em 10 cidades brasileiras, 53,9% dos gays e HSH (homens que matem relação com outros homens mas não se identificam como homossexuais) utilizaram camisinha na primeira relação sexual, enquanto 62,3% dos jovens homens em geral usaram preservativo na primeira vez.
Segundo o Ministério da Saúde, os dados confirmam estatísticas do governo sobre a epidemiologia da Aids, as quais mostram que na faixa etária de 13 a 19 anos, entre os meninos, há mais casos a doença por transmissão homossexual (33,5%) do que heterossexual (28,3% ).
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário