quinta-feira, 15 de julho de 2010

Argentina e o casamento gay

BUENOS AIRES (Reuters) - Depois de mais de 14 horas de pesados debates, durante os quais milhares de argentinos protestaram em frente ao Congresso, a Casa aprovou a proposta por 33 votos contra 27.
"Acredito que seja um avanço para a igualdade de direitos", disse a jornalistas o senador Eugenio Artaza depois do debate em que muitos senadores usaram suas crenças católicas para justificar sua posição.
A presidente argentina, Cristina Kirchner, apóia o casamento gay fundamentando-se nos direitos humanos e deve sancionar a proposta de lei depois de retornar de uma visita oficial à China. A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio. O apoio da presidente à proposta de lei, que também permite aos casais homossexuais adotarem crianças, colocou Kirchner contra a influente Igreja Católica um ano antes das eleições presidenciais.
Pesquisas de opinião mostram que a maioria dos argentinos apóia o casamento gay, mas existe menos apoio para que casais do mesmo sexo adotem crianças.
(Reportagem de Magdalena Morales e Karina Grazina)
Fonte: O Globo

Fonte: Terra
Update
Sem uma lei específica sobre a união entre pessoas do mesmo sexo, os homossexuais brasileiros têm de recorrer à Justiça para formalizar seus relacionamentos.
Segundo a advogada Sylvia Maria Mendonça do Amaral, especialista no assunto, a decisão fica nas mãos dos juízes, que "naturalmente" acabam julgando de acordo com seus "próprios valores morais".

"Vemos casos praticamente idênticos com resultados opostos. Enquanto um casal consegue, outro simplesmente tem seu pedido negado", diz a advogada, que há 12 anos pesquisa o tema.
"No final das contas, o casal fica sujeito à sorte, porque o resultado depende de qual juiz irá decidir sobre o caso", acrescenta.
Fonte: O Globo

2 comentários:

raulito disse...

Apenas dez .. a maioria do mundo continua a estar um ou até dois séculos atrás. países muçulmanos, tanto quanto cinco séculos ... estamos ganhando lentamente ... que todos nós devemos agradecer a Argentina e seu povo.
Viva la República Argentina!
raulito

Hunterboy disse...

Ah, ia ser tão bonito ver o Brasil pintado neste mapa... Espero que quando vc nos trouxer mais informações sobre o casamento gay, Lord, que nós possamos comemorar a notícia da legalização aqui no Brasil \o/