quinta-feira, 1 de julho de 2010

HIV e homofobia

Maioria dos homossexuais já foi vítima de homofobia
Fábio Fabrini
A pesquisa revelou também que 53,5% do público homossexual masculino com mais de 18 anos relataram que já foram discriminados, xingados, humilhados ou agredidos por causa da orientação sexual. Os ambientes em que há mais discriminação, de acordo com os entrevistados, são o trabalho (51,3%), a escola (28,1%) e a igreja ou outro local de culto religioso (13%). Para o ministério, é preciso reforçar as políticas de combate à homofobia.

Outro dado aponta ainda que ao menos 14% foram forçados a ter relações sexuais contra a sua vontade. O estudo, contudo, não investigou o contexto e as condições em que a violência sexual ocorreu.

O levantamento foi feito nas cidades de Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Itajaí (SC), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Brasília (DF). Não há dados segregados para cada município. O critério de participação foi possuir 18 anos ou mais, e ter tido ao menos uma relação sexual com homem nos últimos 12 meses. Foram incluídos não só os homossexuais que assumem a sua orientação sexual.

Um comentário:

Lord Angel Lacroix disse...

É um absurdo um numero de 14% dos entrevistados ter sido vitima de abuso sexual.